Desde que a pandemia começou médicos e cientistas do mundo todo, não descansaram para encontrar e criar uma vacina que pudesse auxiliar na prevenção contra o Covid-19. De lá para cá muitos testes foram feitos e os estudos vêm sendo comprovados dia a após dia sobre a eficácia e segurança de cada uma delas.
Desenvolvidas com muita tecnologia, as vacinas possuem abordagens diferentes, são feitas de formas diferentes, mas todas com o intuito de induzir o organismo a reproduzir uma resposta imune contra o vírus.
Vacina contra a Covid-19
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), existem mais de 200 tipos de vacinas sendo estudadas até o momento, e cerca de 60 tipos já estão sendo testadas em seres humanos, em testes clínicos.
Tecnologias usadas nas vacinas
Para a criação de uma vacina, existem 4 tipos de tecnologia mais usadas, são elas:
- Vacinas de vetor viral que usam um vírus modificado geneticamente que produz proteínas virais no corpo, a fim de provocar uma resposta imune;
- Vacinas de proteína que usam uma parte da proteína do vírus, imitando sua estrutura, e assim provocam o sistema imunológico do organismo;
- Vacinas de RNA e DNA são aquelas que possuem essa parte do vírus modificada afim de gerar uma proteína, para produzir resposta imune no organismo contra o Covid-19;
- E as vacinas de vírus inativado ou morto, um dos métodos mais tradicionais para estimular a produção imune no organismo.
Leia mais: Butantan anuncia Butanvac, a primeira vacina 100% nacional
Lista das vacinas contra Covid-19
Atualmente as vacinas que já estão sendo usadas para imunizar a população mundial e que estão em fase de testes ou desenvolvimento contra a Covid-19 são:
- Oxfort
- CoronaVac
- Pfizer
- Novavax
- Sputnik
- Bharat Biotech
- Johnson
- CanSino
- Sinopharm
- Moderna
Algumas elas ainda estão em fase de desenvolvimento ou testes, e outra parte já está em produção para ser vendida e imunizar toda a população mundial contra Covid-19.