34.3 C
Brasil
terça-feira, 27 julho 2021
HomeSaúde & Bem EstarTrabalhador com síndrome de burnout tem direito a licença médica

Trabalhador com síndrome de burnout tem direito a licença médica

O trabalhador que desenvolver, durante o Home Office, a síndrome de burnout, terá direito a licença médica e poderá ficar em casa sem trabalho para receber o tratamento. O burnout aumentou de forma considerável durante a pandemia, principalmente devido a flexibilização dos horários e horas extras que fazem com que se fique ainda mais tempo na frente das telas. 

A síndrome faz com que o paciente sinta a necessidade de sempre produzir o máximo possível e obter o melhor desempenho mas, quando isso não acontece, acaba se sentindo frustrado. 

A demanda de trabalho é ainda maior e o que piora a situação é que muitos colaboradores possuem filhos e crianças em casa. Dessa forma, precisam dar atenção para uma sequência extensiva de atividades, seja na faxina, no home office, nos cuidados da família e muito mais. Sendo assim, o lazer pode estar muitas vezes comprometido com essa intensidade e o estresse não demora para aparecer.

A síndrome se trata essencialmente do estresse crônico no trabalho que se caracteriza pela tensão resultante da grande demanda. 

Demanda de trabalho e Burnout

- Continua Depois da Publicidade -

Como ela é associada e cada vez mais com o trabalho, é comum que perante a lei ela seja considerada como um acidente dentro da empresa. Consequentemente, o funcionário teria direito a pedir um atestado. 

Em suma, ao procurar um médico, ele poderá oferecer até 15 dias de folga como tentativa de resolver a situação. Para isso, basta marcar uma consulta e explicar a situação. 

Se a licença durar ainda mais tempo que o esperado, o colaborador poderá contar ainda com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para receber o salário ficando em casa. 

Uma vez que for comprovada a instabilidade do profissional, ele poderá ficar afastado até 12 meses recebendo o benefício do INSS para somente depois começar a trabalhar. 

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui