21.1 C
Brasil
segunda-feira, 19 abril 2021
Home Saúde & Bem Estar Herpes: tipos, sintomas, tratamento e cura

Herpes: tipos, sintomas, tratamento e cura

A herpes é uma infecção bem conhecida, por isso há pomadas e medicamentos livres em farmácias e drogarias. Porém, nem sempre é indicado realizar a automedicação, principalmente quando se trata da primeira aparição.

Leia mais: Doenças sexualmente transmissíveis: confira as principais

Tipos de Herpes

Atualmente, tem-se o conhecimento de 3 variações de Herpes. Mesmo tendo sintomas muito semelhantes, cada uma delas afeta diferentes partes do corpo. Veja a seguir os tipos dessa infecção:

Herpes tipo 1

É caracterizado por causar lesões orais nas pessoas e, portanto, o tipo de infecção mais comum.

Herpes tipo 2

Causando bastante desconforto e transmitido através de relações sexuais, esta infecção se concentra nas regiões genitais causando lesões no local.

Leia mais: Como ter um relacionamento saudável? Confira dicas

Herpes tipo 3

Causado pelo mesmo vírus da catapora (varicela), também é chamado de Zóster. Pode durar várias semanas ou até meses dependendo de sua intensidade, causando dor e lesão na pele.

Sintomas causados

Como dito anteriormente, cada tipo de herpes resulta em sintomas diferentes, já que essa infecção atua em diferentes locais do corpo.

Nos olhos, o vírus atua de forma bem semelhante ao da conjuntivite. Nos lábios, haverá vermelhidão, dores e possíveis bolhas. Já nas genitálias, o vírus atua com irritação local, coceira, vermelhidão, ardência e bolhas.

Leia mais: Orgasmo feminino: quais são os tipos e características?

Tratamento e cura

O tratamento da Herpes é realizado de acordo com o sintoma para quem não apresenta riscos de agravamento ou utilizar um medicamento com ação antiviral para aqueles que estão apresentando risco de agravamento.

Contudo, é preciso ressaltar que essa infecção não tem cura, e que o tratamento apenas reduz ou deixa incubado os seus efeitos colaterais desse vírus. Por isso que é tão importante a ida ao médico e não realizar a automedicação quando notar os primeiros sintomas.

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui