20.8 C
Brasil
sábado, 17 abril 2021
Home Saúde & Bem Estar Unha encravada: o que fazer para tratar em casa

Unha encravada: o que fazer para tratar em casa

A unha encravada, ou onicocriptose, nada mais é do que o crescimento das laterais da unha no interior da carne. E o resultado disso costuma ser a formação de pus, sangramento e inchaço com muita dor.

Na verdade poucas manifestações causam tanto sofrimento como uma unha encravada, e elas geralmente ocorrem devido ao hábito de cortar os cantos, utilizar sapatos muito apertados, ou mesmo em razão de uma tendência natural da unha em penetrar na carne.

O tratamento de uma unha encravada geralmente é feito com a aplicação de água morna, pelo menos 3 vezes ao dia, sobre o local afetado. Logo após, realize massagens relaxantes nas laterais dos dedos e finalize com a administração de antibióticos, anti-inflamatórios e antissépticos.

Porém, nunca é demais lembrar que todo e qualquer tratamento só poderá ser levado a cabo quando prescrito por um profissional especializado, sob pena de agravar um transtorno que poderia ser facilmente tratado de forma eficaz.

Como tratar de uma unha encravada

  • Evite usar sapatos muito apertados;
  • Corte as unhas de maneira que elas fiquem arredondadas;
  • Procure um ambulatório assim que perceber o agravamento do quadro;
  • Caso seja diabético, comunique isso ao seu médico;
  • Não tente remover a unha com objetos perfurocortantes.

Já com relação ao tratamento, os casos mais graves poderão exigir a total remoção da unha, ou simplesmente a parte encravada na carne. E para essa intervenção, os profissionais mais indicados são os dermatologistas, ortopedistas, clínicos gerais, cirurgiões, entre outros profissionais capazes de realizar um diagnóstico com base nos sintomas, hábitos relatados, estado da lesão, entre outras informações importantes.

Mas algumas soluções caseiras podem muito bem ajudar a reverter esse processo. Como, por exemplo, 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio misturadas com vinagre o suficiente para forma uma composição homogênea. Logo após, aplique-a sobre o local inflamado por cerca de 8 minutos, enxágue e repita a operação durante 3 dias.

Leia mais: Anvisa esclarece medidas sobre falta de medicamentos para intubação

 

 

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui