25.8 C
Brasil
quinta-feira, 15 abril 2021
Home Saúde & Bem Estar Uva: benefícios, para que serve e vitaminas

Uva: benefícios, para que serve e vitaminas

Símbolo daqueles alimentos apreciados pelos deuses, sinônimo de refrescância e hidratação, ingrediente básico dos vinhos que “alegram a alma”, além de outros predicados, a uva também representa o que há de mais rico e nutritivo no seio da natureza.

Ela pode ser roxa ou verde. Mas não importa! Será sempre uma fonte exuberante de compostos fenólicos, antioxidantes, antimicrobianos, anti-inflamatórios, anticarcinogênicos (que previnem o câncer), entre outras propriedades que fazem das uvas um dos principais parceiros do coração e de todo o sistema cardiovascular.

E o que dizer então das substâncias conhecidas como polifenóis também encontradas em abundância na fruta? Pois bem, saibam que poucas substâncias se lhes comparam quando o assunto é prevenir a hipertensão (graças ao relaxamento que produzem nos vasos sanguíneos), diminuir o “mau colesterol” (o temível LDL), regular as taxas glicêmicas no sangue, entre outros incontáveis benefícios.

Como aproveitar-se das propriedades da uva

A uva pode ser consumida in natura, na forma de sucos, no preparo de um delicioso vinho, em sorvetes saborosíssimos, entre outras maneiras de aproveitar todo o seu potencial em vitaminas.

No entanto, como já se sabe, o consumo in natura é mesmo a forma ideal de consumi-las, pois é dessa forma que você irá aproveitar toda a sua exuberância em fibras – em maiores quantidades na casca -, além de reduzir a absorção de toda essa frutose (o açúcar das frutas) presente nelas.

Mas para garantir que as uvas verdadeiramente atuem com toda essa carga de nutrientes, é necessário que elas apresentem cores vivas e intensas (cores mortas geralmente são o indicativo de pouca frutose, acidez e baixo teor de vitaminas) e sejam colhidas entre os meses de janeiro e março, que é quando elas estão em seu melhor período de colheita.

E, caso siga todas essas recomendações, certamente irá aproveitar-se de um enorme potencial nutritivo, além de um sabor incomparável, como o de um verdadeiro néctar dos deuses.

Leia mais: SBP afirma que covid em crianças teve menor proporção de hospitalizações

 

 

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui