26.9 C
Brasil
sábado, 19 junho 2021
HomeSaúde & Bem EstarVarizes: O que causa e como prevenir?

Varizes: O que causa e como prevenir?

As varizes são uma condição que aparece geralmente nas pernas, causada pela dilatação das veias, que ficam com aspectos tortuosos e elevadas em relação a pele. Isso acontece quando seu espaço já não é mais o suficiente para sua função, que é a passagem de sangue até o coração, seja por um entupimento ou por algum outro fator de coágulos, etc.

Normalmente as varizes aparecem mais e são mais visíveis nos pés e nas pernas, sendo um quadro muito mais presente em pessoas que possuem histórico familiar do quadro. As veias onde a doença aconteça, é responsável por levar sangue até o coração e por isso, elas funcionam como se fossem válvulas e devem impedir que o sangue volte aos pés.

Causas das varizes

Quando esse sistema não funciona corretamente, e aí que as varizes aparecem. O sangue acaba ficando parado na veia que vai se expandindo, se dilatando e fica com o aspecto inchado e todo torto, causando inclusive queimação e dor em alguns casos. Além de serem causadas por fatores genéticos, as mulheres possuem mais chances de desenvolver o quadro devido aos hormônios femininos que ajudam a dilatar os vasos mais facilmente. O uso de anticoncepcionais, a idade, sobrepeso e maus hábitos também ser causas para o aparecimento das varizes.

Leia mais: Como tratar pés rachados e secos: Confira dicas

Como prevenir?

Para prevenir as varizes o primeiro passo é manter bons hábitos saudáveis, evitar o aumento de peso e fazer exercícios físicos regularmente. Além disso, colocar os pés para cima ajuda a circulação, assim como o uso de meias de compressão que também diminuir que a doença volta ou que ela avance de forma muito rápida. Quem possui o quatro ou tem tendência a ter varizes, é preciso evitar ficar muito tempo de pé e também ficar parado na mesma posição por muito tempo, que deixa o sangue parado nas veias o que facilita o aparecimento e expansão das veias.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui