23.8 C
Brasil
sábado, 27 novembro 2021
HomeTecnologia & CiênciaCidades de SC sofreram com aquecimento global e era glacial antes da...

Cidades de SC sofreram com aquecimento global e era glacial antes da descoberta europeia

A pesquisa começou após um encontro de troncos de árvores do tipo imbuia nos leitos do rio Itajaí Mirim, que corta cidades do Vale do Itajaí, como Brusque (SC). No entanto, esse tipo de planta costuma surgir somente em locais com temperaturas menores que a presente atualmente nos municípios da região. O início das pesquisas ocorreram com o doutorado da brusquense  Alessandra Hodecker Dietrich. 

Por isso, o geólogo Juarês Aumond que trabalha para a  FURB argumenta que há mais de 6 anos Santa Catarina pode ter enfrentado temperaturas que foram inferiores às da Europa. Há pouco mais de 500 anos, a Idade Média na Europa também enfrentou problemas ambientais, mesmo sem a presença em excesso de maquinários, como se acusa de serem eles os únicos responsáveis pelo aquecimento. 

Primeiro houve o aumento de temperatura, que começou por volta do século VII. O aumento, que pode ter variado de acordo com cada região, causou algumas secas inevitáveis em locais próximos ao mar do mediterrâneo. Depois desse período de secas, começou a haver os séculos de era glacial com quedas bruscas acima de 4 graus de temperatura. 

A aparência da imbuia na cidade de Brusque (SC), com cerca de 19 árvores enterradas, mostra que a região, durante algum período, contava com a temperatura mais fria. Isso pode ter relações com a era glacial da idade média, antes mesmo da chegada dos portugueses no Brasil. 

- Continua Depois da Publicidade -

De acordo com Büntgen, uma das causas para o início da era do gelo, que veio a causar o aumento da inflação no valor dos alimentos devido à dificuldade de produção, pode ter sido ocasionada por questões presentes no oceano assim como três erupções vulcânicas em contextos semelhantes. A revista Nature explica um pouco melhor sobre as relações e, para isso, cita o vulcão Tambora em 1815 que teve erupções solares mais fortes e conseguiu refletir a radiação solar. 

  • Tudo Sobre
  • sc
Daiane Souzahttp://visaoconfiavel.com/
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui