25.1 C
Brasil
terça-feira, 27 julho 2021
HomeTecnologia & CiênciaComo saber se a placa mãe queimou?

Como saber se a placa mãe queimou?

Ao se entender ao menos o básico sobre computadores, é percebido que a placa mãe é o item mais importante da máquina. Sem essa peça, não é possível realizar a interligação dos demais componentes que formam um computador. Portanto, entender sobre a saúde deste item e também identificar quando há algum problema é de extrema importância, principalmente se a placa mãe queimou.

Contudo, não é tão simples realizar este diagnóstico. Mas há algumas técnicas que podem ser utilizadas para concluir se é preciso encaminhar a sua máquina a um técnico ou não.

Técnicas para saber se a placa mãe queimou

Há vários motivos para que a placa mãe possa vir a queimar. A principal delas é o superaquecimento. É de sabedoria que componentes eletrônicos não podem ficar em locais sem refrigeração. Em notebooks é muito comum este tipo de queima, já que nem todos possuem um sistema de resfriamento integrado suficiente.

Além disso, também há outros fatores que podem contribuir como:

  • O acúmulo de poeira em seu interior pode obstruir o sistema de ventilação da própria placa como também do restante da máquina;
  • Cabos conectados de forma incorreta ou apenas com conexão parcial; e
  • Componentes do gabinete ou notebook com má conexão que podem provocar picos de energia.

Outros sintomas 

- Continua Depois da Publicidade -

Como as falhas referentes à placa mãe são muito próximas a de outros componentes de um PC é preciso se atentar a alguns detalhes. De acordo com técnicos especialistas, um dos principais sintomas de placa queimada é o computador não responder ao comando do botão liga/desliga.

Leia mais: Melhores jogos de corrida para PC fraco – confira recomendações

Caso o PC esteja desligando sozinho, o seu sistema poderá exibir um código de bipe ao iniciar a máquina. Da mesma forma, quando se nota cheiros diferentes como o de queimado e a luz da fonte de alimentação deste item não se mostra acesa, pode ser caso de uma placa queimada.

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui