24.9 C
Brasil
segunda-feira, 26 julho 2021
HomeTecnologia & CiênciaFabricante de chips da América Latina, pode ser privatizada

Fabricante de chips da América Latina, pode ser privatizada

A estatal Ceitec, uma fabricante de Chips da América Latina,  pode ser privatizada até o ano de 2022 com o fim das produções de fios semicondutores. Não é a primeira vez que o governo planeja realizar a privatização de estatais com o argumento de que não trazem lucros e que não há como manter. 

O Chevrolet Onix, é um dos carros com os maiores números de vendas no Brasil por mais de cem anos e está enfrentando a escassez dos semicondutores que eram enviados pela estatal. A situação caminha de forma negativa. 

Analistas argumentam que os condutores não servem somente para os carros como também para empresas que desejam desenvolver tecnologias de inovação como: o 5G e a internet. Os semicondutores servem para todos os itens eletrônicos e eletrodomésticos. 

O presidente Bolsonaro também supôs, entre os 20 principais projetos para o ano de 2021, que houvesse a privatização de outras estatais como a Eletrobrás e a Petrobras. O projeto foi lançado no mês de fevereiro após os conflitos com os caminhoneiros. 

- Continua Depois da Publicidade -

A procura por esses fios condutores, fez com que houvesse o fim dos estoques. Com a pandemia e as pessoas em casa em escala global e as aulas online, todos tiveram que ir em busca de um notebook ou de aparelhos mais desenvolvidos para que conseguisse acompanhar os ritmos. Além disso, com as pessoas em casa, a compra de eletrodomésticos aumentaram porque uma grande quantidade delas comiam na rua ou em restaurantes. 

A CEITEC tinha cerca de 48 funcionários e agora, apenas 24 deles devem continuar na estatal. O momento é de insegurança para os investimentos públicos e os países da América Latina estão preferindo a privatização. 

A Petrobras já teve algumas partes privatizadas e, agora, a estatal deve pagar aluguel para ficar atuando no local porque ele foi vendido. Em 10 anos, o dinheiro recebido deve acabar devido aos pagamentos do aluguel. 

Leia também: Japão e EUA buscam acordo para destravar fabricação de chips

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui