17.4 C
Brasil
sexta-feira, 30 julho 2021
HomeTecnologia & CiênciaGanhadores do Nobel e pesquisadores alertam sobre ataques à ciência

Ganhadores do Nobel e pesquisadores alertam sobre ataques à ciência

Três ganhadores do prêmio Nobel se uniram com alguns pesquisadores e cientistas para defender, através de uma carta, o serviço da ciência no Brasil. A carta também serviu como uma forma de criticar a atuação do governo no decorrer da pandemia, alegando que o próprio presidente Jari Bolsonaro e parte da sua comitiva fizeram vários ataques a ciências.

A carta foi publicada no começo desse mês, no dia 7 de abril, com o intuito de unir colegas acadêmicos em todo o território brasileiro, para que defender o trabalho sério que esses profissionais fazem em suas respectivas universidades e instituições.

Os laureados a frente da carta, também se uniram para coletar assinaturas, e até esta segunda-feira (19), o total já ultrapassa os 200 nomes. O ganhador do Prêmio Nobel de Física em 2019, Michel Mayor, com o Nobel de medicina em 2020 Charles Rice e o Nobel de medicina de 2019, Peter Ratcliff, colocaram em seu texto a importância ciência brasileira, e alertaram sobre os cortes orçamentários que o setor vem sofrendo para beneficiar fins eleitorais.

Carta aberta sobre a ciência no Brasil

O documento que já passou por vários países e encontrou membros em universidades espalhadas por todo o mundo, chamou a atenção ao revelar detalhes sobre a crise sanitário que o país vem enfrentando desde que a pandemia começou.

- Continua Depois da Publicidade -

A gestão é desanimadora e o descaso com a ciência, tornam o governo altamente criticado por várias partes da população pelas suas ações, principalmente neste momento em que o país se encontra em maior desigualdade, com números de desempregados nas alturas e batendo recordes de mortos.

Leia mais: Cloroquina: O que é efeitos colaterais

Na carta que defende a ciência, ainda há várias outras críticas sobre as medidas preventivas defendidas pelo governante, além do seu descaso para com o uso das máscaras e do isolamento social. Em alguns momentos o presidente em seus discursos desencorajou a população a se vacinar e isso é um forte ataque a ciência e a quem se dedica a ela para salvar pessoas.

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui