26.3 C
Brasil
sábado, 8 maio 2021
Home Tecnologia & Ciência Ganhadores do Nobel e pesquisadores alertam sobre ataques à ciência

Ganhadores do Nobel e pesquisadores alertam sobre ataques à ciência

Três ganhadores do prêmio Nobel se uniram com alguns pesquisadores e cientistas para defender, através de uma carta, o serviço da ciência no Brasil. A carta também serviu como uma forma de criticar a atuação do governo no decorrer da pandemia, alegando que o próprio presidente Jari Bolsonaro e parte da sua comitiva fizeram vários ataques a ciências.

A carta foi publicada no começo desse mês, no dia 7 de abril, com o intuito de unir colegas acadêmicos em todo o território brasileiro, para que defender o trabalho sério que esses profissionais fazem em suas respectivas universidades e instituições.

Os laureados a frente da carta, também se uniram para coletar assinaturas, e até esta segunda-feira (19), o total já ultrapassa os 200 nomes. O ganhador do Prêmio Nobel de Física em 2019, Michel Mayor, com o Nobel de medicina em 2020 Charles Rice e o Nobel de medicina de 2019, Peter Ratcliff, colocaram em seu texto a importância ciência brasileira, e alertaram sobre os cortes orçamentários que o setor vem sofrendo para beneficiar fins eleitorais.

Carta aberta sobre a ciência no Brasil

O documento que já passou por vários países e encontrou membros em universidades espalhadas por todo o mundo, chamou a atenção ao revelar detalhes sobre a crise sanitário que o país vem enfrentando desde que a pandemia começou.

A gestão é desanimadora e o descaso com a ciência, tornam o governo altamente criticado por várias partes da população pelas suas ações, principalmente neste momento em que o país se encontra em maior desigualdade, com números de desempregados nas alturas e batendo recordes de mortos.

Leia mais: Cloroquina: O que é efeitos colaterais

Na carta que defende a ciência, ainda há várias outras críticas sobre as medidas preventivas defendidas pelo governante, além do seu descaso para com o uso das máscaras e do isolamento social. Em alguns momentos o presidente em seus discursos desencorajou a população a se vacinar e isso é um forte ataque a ciência e a quem se dedica a ela para salvar pessoas.

 
Susan Nogart
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui