28.8 C
Brasil
quinta-feira, 5 agosto 2021
HomeTecnologia & CiênciaPerigo! Novo malware android finge ser uma atualização do sistema

Perigo! Novo malware android finge ser uma atualização do sistema

Um novo malware android surge para dar ainda mais dor de cabeça aos usuários de aparelhos celulares com essa tecnologia. Trata-se de um “spyware”, que manifesta-se como uma suposta atualização do sistema, a partir da qual consegue roubar todas as informações do aparelho, e ainda controlá-lo à distância.

Por meio de uma distribuição no formato APK, a ameaça consegue manter-se fora dos catálogos da Play Store, o que torna inclusive mais difícil eliminá-la por completo, já que o próprio usuário torna-se responsável pela sua instalação. E para piorar, ele é capaz até mesmo de conectar-se por meio da Firebase do Google, de forma a atuar como se fora apenas e tão somente mais um app do seu sistema.

Um malware android dos mais sofisticados entre as ameaças tecnológicas

A opinião dos especialistas da Zimperium é a de que esse novo malware android é um dos mais complexos e sofisticados de que se teve notícias nos últimos anos. O programa consegue enganar os sistemas do Google Play Protect, ganhar a aparência de um “app utilitário”, e ainda disfarçar o comportamento malicioso que todo malware apresenta.

Como forma de proteção, aos usuários resta apenas instalar soluções de segurança, prestar atenção às exigências suspeitas de permissões, somente baixar aplicativos diretamente do Google Play Store, além de desenvolver o hábito de formatar os seus celulares periodicamente, de forma a eliminar toda e qualquer ameaça instalada no aparelho.

- Continua Depois da Publicidade -

Apesar dos ataques ainda limitados a alguns países europeus, como Espanha e Alemanha, os especialistas garantem que, se nada for feito a tempo, dificilmente o Brasil conseguirá escapar da ameaça. Uma ameaça que junta-se a diversas outras, como uma das principais características dessa sempre polêmica e controversa Era Digital.

Leia mais:

Microsoft está estudando compra da Discord por U$ 10 mil milhões

O núcleo de Marte é bem maior do que pensávamos, diz os especialistas

- Continua Depois da Publicidade -

Comprar computador ou notebook: Qual vale mais a pena?

 

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui