25.8 C
Brasil
quinta-feira, 15 abril 2021
Home Tecnologia & Ciência Como saber se a placa-mãe queimou?

Como saber se a placa-mãe queimou?

Será que há como saber se a sua placa-mãe queimou mesmo não sendo um técnico? Sim, isso é totalmente possível, ao menos para aqueles que possuem uma curiosidade especial sobre esse universo dos eletroeletrônicos. A peça é considerada “o coração” (ou seria o cérebro?) de um aparelho eletroeletrônico, por isso o excesso de poeira, o desgaste do tempo e o superaquecimento costumam ser os principais fatores que determinam o fim da vida útil de um equipamento.

O primeiro sinal de que uma placa-mãe queimou é quando você aperta o botão liga/desliga e nada acontece.  Mas você também poderá obter uma indicação de que isso ocorreu quando o equipamento liga e desliga quase que imediatamente, o que geralmente é sucedido por um bipe indicando que o “BIOS” (Basic Input/Output System) tenta fazer um “POST” (Power On Self) e não consegue.

Como fazer um teste para saber se a placa-mãe queimou?

Como dissemos, o sinal mais evidente de uma placa-mãe queimada é não conseguir  ligar o equipamento quando você aperta o botão liga/desliga.  Mas, para eliminar a possibilidade de que o problema seja a fonte de alimentação, o recomendado é testá-la em outro computador.

Em caso negativo, tente encontrar cheiro ou outros sinais de queimado, analise os capacitores, ou mesmo se a placa-mãe está apenas oxidada –  o que, nesse último caso, pode ser resolvido com um simples limpador de contatos à base de isopropílico.

Experimente também analisar a bateria da sua placa-mãe, pois quando ela está danificada geralmente acontece do equipamento “resetar” o tempo todo a BIOS. Já no caso de queima do processador, as luzes irão acender, com uma sequência de rebots, mas os hds continuarão rodando.

Porém, se nada disso ocorrer, o mais certo é que a placa-mãe esteja realmente queimada, e só lhe restará solicitar o auxílio de um bom técnico em eletrônica para que ele resolva o problema.

Leia mais: Jogo parecido com Minecraft: confira recomendações

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui