26.4 C
Brasil
terça-feira, 21 setembro 2021
HomeTecnologia & CiênciaPor que políticos comparam o incêndio da Cinemateca com Nero de Roma?

Por que políticos comparam o incêndio da Cinemateca com Nero de Roma?

O incêndio em Roma foi registrado pelo historiador Tácito e argumenta-se que tenha ocorrido no ano de 64 d.C. Há várias suposições sobre o fogo que se alastrou pelas casas, inclusive que seja obra do próprio imperador, Nero. 

Nero foi acusado, por quase dois mil anos, de ter colocado fogo em Roma para “acabar com as classes mais baixas”. Atualmente, pessoas relacionam o antigo imperador com Bolsonaro devido aos incêndios na Amazônia e agora na Cinemateca e  Biblioteca Nacional.

A questão é que os boatos sobre Nero variam muito e Tácito mostra que ele sequer estava no local quando o fogo começou e que, quando soube, voltou para Roma às pressas para ajudar a população a reerguer as casas. Tácito argumenta que o imperador reajustou o preço do pão, aumentou os impostos dos mais ricos para ajudar aos mais pobres e, no entanto, isso não foi o suficiente para “calar as más línguas”. 

- Continua Depois da Publicidade -

Tácito, que foi um dos historiadores que viveram durante o império e também estava lado a lado no Senado, argumenta que o fogo começou em um circo e que se espalhou porque as casas eram de madeira e, em alguns bairros, viviam todos muito juntos no mesmo local: as residências eram coladas e próximas demais.  E, como Nero já pensava em reconstruir aqueles bairros, muitos que não apoiavam a sua administração o acusaram de colocar fogo somente para acabar com as casas de madeira. 

Outros estimam que ele tenha mandado pessoas colocarem fogo no local para destruir os católicos e cristãos. Os imperadores, que eram como “um Deus na Terra”, não deveriam ser trocados por outra divindade e a nova religião não aceitava isso. Conflitos aconteceram, mas as perseguições viriam a acontecer somente depois do império de Nero. 

 A questão é que uma grande parcela da população apoiava Nero, e não há comprovações exatas de que seja ele o culpado pelo fogo em Roma. No entanto, o governo Brasileiro se faz culpado por não investir na manutenção adequada dos museus, cinematecas e servidores como o CNPQ. 

 
Visão Confiávelhttp://visaoconfiavel.com/
Visão Confiável é uma agência com jornalistas independentes que estão dispostos a fornecer informações em tempo real e com qualidade. Contamos com uma agência de redatores. Entre em contato!

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui