26 C
Brasil
sábado, 27 novembro 2021
HomeTecnologia & CiênciaPrêmios e sorteios online: como se proteger de golpes?

Prêmios e sorteios online: como se proteger de golpes?

Além de um maior número de promoções e produtos novos, a proximidade com o Natal costuma aumentar os prêmios e sorteios. Isso porque, lojas de diferentes segmentos aproveitam que os consumidores estão mais presentes no comércio para atraí-los.

 É nessa época que costumam ocorrer sorteios de carros, viagens e muito mais. Apesar de ser tentador, é importante que os clientes estejam atentos, principalmente quando a divulgação é realizada pela internet. Veja a seguir!

Como saber se os prêmios são verdadeiros?

Existem muitos prêmios que são verdadeiros e realizados por todo o país. Os mercados são os que mais costumam fazer esse tipo de campanha, como já dito, para atrair o público.

Muitos inclusive anunciam o sorteio juntamente com o preço dos produtos. Exemplos disso é o Mercado Atacadão que há anos realiza ações assim, e que neste ano divulgou que os compradores poderão concorrer a vale-compras, moto e carros. De acordo com este Folheto do Atacadão, para participar é necessário adquirir três itens da marca Qualimax. O Atacadão já dá uma ideia de um dos aspectos dos prêmios: eles não são inteiramente gratuitos. Ou seja, é necessário realizar alguma ação para concorrer, como a compra de determinado produto.

- Continua Depois da Publicidade -

Além disso, é necessário que a empresa disponibilize as regras do sorteio – o que pode ser feito em um site. Lá, os interessados poderão consumir como participar, quando será o sorteio e como deverá ser feita a retirada. 

É normal que o regulamento seja extenso, pois o governo cobra isso. Menores de idade, por exemplo, são vetados de participar de sorteios, por configurar a prática de jogos de azar. Outros detalhes devem estar explícitos no documento que a responsável pela premiação divulga.

Qual é a diferença dos sorteios on-line?

Os sorteios on-line requerem um pouco mais de atenção. Primeiramente, porque há golpistas que criam sites apenas para captar as informações dos usuários e, assim, usá-las de forma indevida. Por conta disso, o recomendável é não clicar em links que recebe, seja para participar de sorteios ou mensagens que já falem sobre a retirada de prêmios.

Além do mais, os dados na internet são mais vulneráveis. Então, o ideal é que os internautas só participem de sorteios de empresas que conhecem. Isso irá garantir maior proteção aos dados e a própria entrega do prêmio, caso a pessoa seja sorteada.

- Continua Depois da Publicidade -

Lembre-se de que os fraudadores costumam ter propostas mais ilusórias, pois desejam atrair muitas pessoas. Já as premiações verdadeiras envolvem a compra de algum produto ou outra ação específica. Estas são alguns pontos a considerar na hora de concorrer:

  •       a empresa que está divulgando o prêmio é confiável e está no mercado há bastante tempo? Então, é capaz que tenha feito uma parceria para disponibilizar o produto ao público, como um vale-compras e até um veículo;
  •       existe um regulamento público que mostre todas as regras, direitos e deveres da empresa e do ganhador? Os interessados precisam se atentar a dois pontos especiais: como serão contatados caso ganhem e qual é o prazo que possuem para buscar o prêmio.
  •       o que a organizadora do sorteio faz com os dados cadastrados? Por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é essencial que o público saiba exatamente o que farão com suas informações, incluindo e-mail e número de celular. Estes dados só devem ser usados com a finalidade prevista, ou seja, a participação no sorteio.

 Para quem pretende participar de sorteios neste final de ano, vale tomar cuidado com esses pontos.

Redação MDDhttps://manchetesdodia.com/
As principais notícias levantadas pela redação geral do Manchetes do Dia

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui