26.3 C
Brasil
segunda-feira, 17 janeiro 2022
HomeTecnologia & CiênciaSites do Ministério da Saúde e Conecte SUS sofrem ataque cibernético

Sites do Ministério da Saúde e Conecte SUS sofrem ataque cibernético

De acordo com o G1, o site do Ministério da Saúde foi invadido durante a noite da última quinta-feira (09) e mais de 50 TB de dados foram copiados ou então, excluídos do portal. O Conecte SUS também foi invadido. Os técnicos do portal argumentam que foi um Ransomware, ou seja, quando um hacker invade os dados e se apropria do material que está ali – alguns ainda vendem as informações em portais como a Deep Web como forma de remuneração. Esses dados muitas vezes são divididos em pacotes e em partes diferentes.

O aplicativo do Conecte SUS, no entanto, não apresentou sinais de instabilidade. Esses ataques são comuns nos sistemas do Governo Federal, em setembro deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  também foi alvo deles. 

Os cidadãos que possuem contas, como a GOV, podem ter sido prejudicados com o vazamento de senhas e de outras informações em relação ao cadastro. Inclusive, com a conta GOV é possível acessar o ecac e saber mais sobre o imposto de renda de cada indivíduo assim como as dívidas ativas que possui com a União. Não foi declarado se houve ou não o vazamento destes dados em relação à conta GOV – que também é utilizada para acessar os dados do Ministério da Cidadania. 

Ministério da Saúde e o combate contra a Covid-19

No portal do Ministério da Saúde, é possível encontrar alguns dados em relação à mortes causadas pela pandemia da Covid-19: ao todo, mais de 616 mil foram vítimas do vírus e mais de 22 milhões de casos foram registrados somente no Brasil em um ano e meio. No app do Conecte SUS, os cidadãos conseguem emitir a declaração de vacinação em dia: mais de três quartos da população já recebeu ao menos a primeira dose.

Redação MDDhttps://manchetesdodia.com/
As principais notícias levantadas pela redação geral do Manchetes do Dia

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui