26.8 C
Brasil
terça-feira, 28 setembro 2021
HomeTecnologia & CiênciaVeja manifestações de cientistas sobre o apagão da CNPQ

Veja manifestações de cientistas sobre o apagão da CNPQ

Thiago Gonçalves, um astrônomo e pesquisador, se manifestou na manhã desta quinta-feira (29) sobre o apagão da CNPQ que já dura pelo quinto dia e está afetando também a plataforma Lattes, um dos maiores “currículos de cientistas” em que os pesquisadores publicam seus projetos e formações. 

De acordo com ele, o investimento em ciência no Brasil é antiquado e vulnerável. 

Não é somente em relação à ciência e tecnologia que o governo é alvo de críticas mas também no quesito de esportes. Durante as Olimpíadas, foi possível ver pessoas que aprenderam a nadar ou praticar esportes em condições precárias e sem a mínima infraestrutura. Isso porque faltam incentivos para a prática no país e não se trata apenas de uma “história de superação que garante medalhas de ouro”. 

- Continua Depois da Publicidade -

Elika Takimoto, professora de física, argumentou que o governo parou de investir na CNPQ e que os maiores picos ocorreram durante a permanência da Dilma. Durante o ano de 2020, Bolsonaro realizou cortes no instituto devido à falta de verbas e a crise sanitária e econômica que desencadearam uma dívida externa de R$ 5 trilhões, cerca de 80% de todo o PIB, Produto Interno Bruto. 

Com a PEC Emergencial, que foi assinada para possibilitar o auxílio no ano de 2021, o governo tende a realizar cortes ainda mais expressivos na ciência porque é necessário fazer todo o investimento no programa social voltar aos cofres públicos. 

O economista Salto também se manifestou ao compartilhar uma lista de investimentos do governo brasileiro no decorrer dos anos dentro da CNPQ: 

- Continua Depois da Publicidade -

Otoni, que é deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), apesar de não ser um cientista, também se declarou contra o presidente Bolsonaro no decorrer desta semana e disse que a CNPQ era vítima. O servidor que contava com os dados foi queimado e dados podem ser perdidos. 

 
Visão Confiávelhttp://visaoconfiavel.com/
Visão Confiável é uma agência com jornalistas independentes que estão dispostos a fornecer informações em tempo real e com qualidade. Contamos com uma agência de redatores. Entre em contato!

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui