28.2 C
Brasil
segunda-feira, 6 dezembro 2021
HomevagasVagasComo começar a estudar por conta própria?

Como começar a estudar por conta própria?

Saber como começar a estudar por conta própria não é fácil. Essa é uma tarefa difícil, mesmo depois de encontrar cursos gratuitos online na Internet. Em teoria, fazer um curso gratuito online deveria ser algo relativamente fácil ou que, no mínimo, tornasse mais tranquilo o seu estudo. Afinal, não existem custos envolvidos na área para complicar a tarefa. No entanto, nem isso torna mais fácil o seu estudo por conta própria.

A pandemia do novo coronavírus mostrou como começar a estudar por conta própria pode ser algo difícil de fazer. Milhões de estudantes, desde aqueles do Ensino Fundamental e Médio, até aqueles de Faculdades e de formações profissionais, tiveram de passar para o modelo de estudo à distância e isso complicou muito o ritmo de aprendizado. Muitos apresentaram problemas por não conseguir manter o ritmo à distância.

Mas será que existe como começar a estudar por conta própria? Esse é um desafio significativo. Vejamos como abordá-lo a seguir!

Como começar a estudar por conta própria: 5 dicas

1. Tenha um espaço adequado para começar a estudar

Muitos alunos tentam começar a estudar em casa em qualquer lugar, sem perceber a fonte infinita de distrações que pode ser o nosso lar. Por exemplo, se estudar no sofá da sala, logo alguém pode ligar a TV e a pessoa pode se distrair vendo a programação. Além disso, alguma criança pode passar correndo, alguém pode discutir na cozinha, o telefone pode tocar…

- Continua Depois da Publicidade -

Enfim, são muitas fontes de distração. Por isso, é vital ter um espaço único, adequado, preparado para você estudar por conta própria. Esse espaço precisa ser livre de distrações e você deve ir até lá somente quando for estudar. Isso é vital para garantir que você crie um hábito de ter o estado mental correto na sua cabeça para focar nos estudos quando estiver sentado naquela cadeira, naquele ambiente.

2. Crie uma rotina de estudos

Cada pessoa tem a sua rotina de estudos. Não existe uma resposta certa ou errada em qual a melhor rotina, embora algumas regras básicas funcionem bem para todo mundo.

Por exemplo, é comprovado cientificamente que explicar uma matéria para alguém é uma das melhores formas de aprender algum conteúdo. Por isso, vale a pena montar uma rotina mais ou menos assim:

  • pegue o assunto que você quer aprender e divida-o em partes;
  • estude essas partes, veja explicações e faça um resumo em um caderno, explicando o assunto com suas palavras;
  • leia e releia, tire dúvidas, faça exercícios e tente dominar o assunto;
  • depois, monte uma apresentação e ensine o conteúdo para alguém. Pode ser um alguém imaginário, para facilitar;
  • siga para o próximo pedaço de conteúdo até dominar o tema.

3. Tenha disciplina

O segredo de como começar a estudar por conta própria em casa é disciplina. Não existe outra palavra que não essa. Afinal de contas, quando não há outras pessoas vendo, é muito mais difícil manter o ritmo de estudo.

- Continua Depois da Publicidade -

No entanto, existe uma ferramenta a seu dispor que pode ajudar: o hábito. Isso mesmo, o poder do hábito é muito poderoso e pode fazer a diferença entre você conseguir estudar ou não.

Segundo a ciência, são necessários 66 dias para conseguir criar um hábito. Por isso, se você tiver a disciplina de estudar sempre no mesmo horário e no mesmo lugar, eventualmente isso será um hábito e ficará mais fácil conseguir estudar.

4. Crie um método de estudo

Criar um método de estudo no seu dia a dia pode ser muito importante para conseguir estudar em casa. Como vimos, existem muitas maneiras diferentes de conseguir estudar, mas algumas dicas funcionam melhor do que outras.

Por exemplo, o método Pomodoro consiste em estudar por 25 minutos, tirar uma folga de 5 minutos e repetir depois. Após 4 ciclos assim, tira-se um intervalo maior, de 15 minutos.

- Continua Depois da Publicidade -

Esse método ajuda a potencializar o seu horário de estudo e a garantir mais produtividade. Teste-o e veja como você se sai com ele.

5. Busque feedback online

Por fim, entenda que estudar em casa por conta própria não significa estudar sozinho. Você pode buscar feedback online e conseguir aprimorar ao máximo os seus conhecimentos. Existem milhares de pessoas na Internet com a mesma dúvida que você ou talvez resolvendo os mesmos problemas.

Por isso, procure em comunidades do Reddit ou outras redes sociais por pessoas que possam dar um feedback sobre o seu estudo. Isso ajudará a apontar você na direção certa.

Pronto! Agora que você viu como começar a estudar por conta própria, já pode colocar as dicas em prática para buscar uma melhor maneira de se aprimorar e conseguir os melhores resultados possíveis na sua carreira ou na sua vida de estudante. Ao praticar essas dicas, conseguirá dominar melhor as suas dificuldades e melhorará o seu desempenho nas matérias mais difíceis.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Daiane Souzahttp://visaoconfiavel.com/
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui