24.1 C
Brasil
segunda-feira, 6 dezembro 2021
HomevagasVagasENEM 2021: linguagem neutra será aceita na redação?

ENEM 2021: linguagem neutra será aceita na redação?

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, ocorre no próximo domingo (21) a partir das 13h30. Às 13 horas, os profissionais recebem a autorização para fechar os portões. No dia, é recomendado levar consigo um documento com foto junto a uma caneta de tubo transparente na cor preta. A nota da prova, em sua média, pode ser utilizada para o FIES, SISU e o Prouni. 

A primeira fase conta com a redação  e mais 90 questões destinadas para ciências humanas como história, filosofia, sociologia e letras. O tema, no entanto, não foi liberado até o momento, apesar das suposições do que pode ser. Estudantes acreditam que estará relacionado a programas sociais durante a pandemia da Covid-19  e retomada da economia após as mais de 600 mil mortes e cerca de 21 milhões de casos registrados. 

Uma dúvida voltou à tona, principalmente após o ministro Fachin suspender a lei em Rondônia que proibia o uso de linguagem neutra nas escolas na última quarta-feira (17). O argumento do ministro era de que a proibição do uso vai contra o que prevê o STF, o Supremo Tribunal Federal. 

Vale salientar, no entanto, que alguns estados continuam empreendidos na proposta de proibição, como é o caso de Santa Catarina, que é liderada por Carlos Moisés. Os professores são impedidos de fazer o uso das técnicas de linguagem neutra em sala. 

- Continua Depois da Publicidade -

Por isso, os professores que trabalham com a correção da redação do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, alertam os estudantes para que evitem o uso de “e” no lugar de “a” e “o” ou então,  o uso do famoso arroba (@) que vem sendo utilizado nas redes sociais. Isso pode anular a redação e fazer com que seja zerada por não estar respeitando a norma culta ou diminuir pontos na nota final. Todo cuidado é pouco em relação ao texto. 

Daiane Souzahttp://visaoconfiavel.com/
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui