21.5 C
Brasil
sexta-feira, 3 dezembro 2021
HomevagasVagasTema da redação do ENEM: veja históricos de assuntos abordados e dicas

Tema da redação do ENEM: veja históricos de assuntos abordados e dicas

No ano de 2021, o tema da redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) esteve voltado para “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”, sendo uma referência para as imigrações ilegais da Venezuela ao país e internacionalidade.  Os alunos criticaram o assunto a ser abordado com o argumento de que não esperavam por algo tão diferente. Os cursinhos previam algo relacionado diretamente à economia no pós pandemia. 

A escolha deixa claro que os temas da redação são voltados sempre para questões sociais. Por isso, dominar assuntos como programas sociais, órgãos responsáveis pelo assunto e demais dados, é importante para ter um bom desempenho. Uma dica para se manter atualizado é estar constantemente acompanhando os jornais brasileiros e as propostas do Ministério da Cidadania e da Saúde. 

O professor Rudney Sorares, diretor-geral do Colégio Companhia de Maria e doutor em Língua Portuguesa, afirmou que apesar do atual governo está tentando impor vontades sobre a escolha do tema, o INEP ainda tem a autoridade de tomar a decisão final, e que isso é muito importante aos alunos. 

A crítica de Sorares ocorre em um momento de acusação, em que o presidente da República, Jair Bolsonaro, recebe críticas de grupo da oposição e de servidores de estar impondo assédios morais para a troca de termos utilizados na prova, como tirar “golpe de 1964” para colocar “revolução”. 

Temas anteriores da Redação do ENEM

Anos Temas do Enem
2020 “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” (tema de redação do Enem impresso)
2020 “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil” (tema de redação do Enem digital)
2019 “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”
2018 “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet”
2017 “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”
2016 “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”
2015 “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”
Daiane Souzahttp://visaoconfiavel.com/
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui